logo RCN

Exposição em museu local celebra 50 anos de carreira de artista joinvilense

  • Foto: Divulgação -

A mostra, que marca o cinquentenário da carreira de Amandos Sell, será inaugurada no dia 24 de agosto, no Instituto Internacional Juarez Machado, com obras que atravessam diferentes fases de sua trajetória

O artista plástico joinvilense Amandos Sell comemora cinco décadas de dedicação à arte com a exposição "Amandos Sell, 50 Anos de Arte", que será inaugurada no próximo sábado (24), às 10h, no Instituto Internacional Juarez Machado, em Joinville. Com curadoria do Produtor Cultural Luciano Itaqui, a exposição reúne 30 obras representativas das diversas fases de sua carreira, oferecendo ao público uma retrospectiva da produção deste destacado artista naif.

Nascido em 1942, Sell iniciou sua carreira artística em 1974 na 4ª Coletiva de Artistas de Joinville e, desde então, tem se consolidado como um dos principais nomes da arte de Joinville, com exposições individuais e coletivas, além de premiações e homenagens. As obras apresentadas na exposição refletem sua paixão pela paisagem rural de Joinville e região, valorizando a arquitetura enxaimel e a vida no campo, temas centrais em sua pintura.

A arte de Amandos Sell é caracterizada pelo estilo naif, utilizando a técnica do pontilhismo em obras expressivas e coloridas. Autodidata, ele aprimorou suas técnicas sob a orientação de Victor Kursancew na Escola de Artes Fritz Alt. Para esta exposição, Sell selecionou pinturas em acrílico e óleo sobre tela, incluindo algumas de suas criações mais antigas, que datam de 50 anos, ao lado de obras mais recentes.

Sobre a celebração de seus 50 anos de carreira, Amandos Sell compartilha: "Me sinto muito feliz realizando essa exposição. Foram anos de dedicação à arte, nem sempre foi fácil, mas valeu a pena. Temos que ter muita persistência e procurar melhorar sempre o nosso trabalho. A preocupação do artista é aperfeiçoar cada vez mais, e isso é importante. Por mais que seja difícil, persistir é a minha mensagem."

A exposição "Amandos Sell, 50 Anos de Arte" ficará aberta para visitação até o dia 1º de novembro.


Um sábado com muitas atividades culturais no Instituto Internacional Juarez Machado

Rumo aos dez anos de atividade, o Instituto Internacional Juarez Machado realiza a inauguração de três novas exposições, apresentação musical e dois lançamentos de livros unindo o visual, a música, a dança e a literatura em sua nova temporada, com abertura no próximo dia 24. O evento inicia às 10h. Confira a programação:


O quê: Abertura das exposições: “50 anos de Arte” de Amandos Sell, “Viajantes” de Heliana Grudzien e “Seleção do Artista” de Juarez Machado.

Lançamento do livro ““A Engrenagem que Impulsiona o Giro da Bailarina” de Joel Gehlen

Concerto “Dois Amigos” do Duo Zanata Llerena

Lançamento do livro “Geometria Poética – Pensamento Livre” de Marcelo Lufiego

Quando: Sábado (24), a partir das 10h

Onde: Instituto Internacional Juarez Machado (R Lages 994 – América)

Quanto: Gratuito

A programação completa está disponível nas redes sociais do Instituto Juarez Machado

Inscrições abertas para oficinas de orientação sobre o Edital do Mecenato Anterior

Inscrições abertas para oficinas de orientação sobre o Edital do Mecenato

Evento de inovação e empresas terá Batalha de Startups Próximo

Evento de inovação e empresas terá Batalha de Startups

Deixe seu comentário